alzheimer

 

Apesar de “demência” e “doença de Alzheimer” compartilharem dos mesmos sintomas, os dois nomes não significam a mesma condição.

A demência é uma síndrome, ou seja, um conjunto de sintomas que ocorre de forma consistente, e que se refere a alterações da cognição – perda de memória, problemas com a linguagem e o pensamento, dificuldades para resolução de problemas, desorientação no tempo e no espaço. Não é uma doença específica.

Quando alguém é diagnosticado com demência, isto é feito em função dos sintomas apresentados, sem realmente saber o que está causando tais sintomas.

OS PRIMEIROS SINAIS DE DEMÊNCIA:

Os primeiros sinais de Demência são muito subtis e vagos, podendo ser difíceis de detetar. Apresentam, ainda, grande diversidade. Contudo, aquilo que as pessoas habitualmente notam em primeiro lugar é que têm um problema de memória, sendo particularmente difícil lembrarem-se dos acontecimentos mais recentes.
Outros sintomas comuns são:
- Confusão;
- Alterações da personalidade;
- Apatia e isolamento;
- Perda de capacidades para a execução de tarefas diárias.

Na doença de Alzheimer, a causa exata dos sintomas é compreendida.

 

O Alzheimer tem-se tornado uma doença cada vez mais comum nos idosos.

Considerado o tipo mais frequente de demência, esta doença pode ser reconhecida por pequenos sinais logo nos primeiros estágios – o que se torna uma ótima ajuda para retardar o avanço da doença. O problema é que muitas vezes as pessoas adiam a procura de ajuda porque ignoram ou desconhecem os sintomas.

Existem, no entanto, alguns sinais de alerta:

- Perda de memória que afeta o funcionamento diário

- Dificuldade em executar tarefas familiares

- Perda da noção do tempo e desorientação

- Problemas de linguagem

- Dificuldades no pensamento abstrato

- Discernimento fraco ou diminuído

- Trocar o lugar das coisas

- Alterações de personalidade e comportamento

- Perda de iniciativa

 

O QUE FAZER NESTAS SITUAÇÕES:

O médico é a pessoa indicada para iniciar o processo de diagnóstico. Após avaliar os sintomas e solicitar os exames necessários, pode fazer um diagnóstico preliminar e o encaminhamento para um médico especialista - neurologista ou psiquiatra.
Algumas pessoas podem apresentar resistência em consultar o médico. Umas porque não reconhecem ou negam a existência de qualquer coisa errada consigo - esta situação pode decorrer das alterações cerebrais provocadas pela Demência, que interferem na capacidade da pessoa reconhecer ou avaliar os seus problemas de memória. Outras porque, apesar de manterem a capacidade de discernimento, podem

ter receio de que os seus medos sejam confirmados.

Manter uma atitude calma e atenciosa, bem como tranquilizar a pessoa, pode ajudá-la a ultrapassar as suas preocupações e receios.


Uma forma eficaz para ultrapassar este problema é encontrar outro motivo para consultar o médico. Pode sugerir por exemplo, a necessidade de fazer um exame ao coração, avaliar a tensão arterial ou rever a prescrição de medicamentos que a pessoa toma há muito tempo. Outra forma será sugerir que está na altura de ambos fazerem um check up geral. Manter uma atitude calma e atenciosa, bem como tranquilizar a pessoa, pode ajudá-la a ultrapassar as suas preocupações e receios.

Se mesmo assim a pessoa continuar a não querer consultar o médico:
- Converse com outras famílias e cuidadores que possam ter lidado com situações semelhantes.
- Contacte a Associação Alzheimer Portugal (Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.)

NOTA:
Lembre-se que existem muitas situações médicas que manifestam sintomas semelhantes aos da Demência, por isso não assuma que alguém tem esta doença apenas porque apresenta alguns sintomas. Enfartes, depressão, alcoolismo, infeções, perturbações hormonais, carências nutricionais e tumores cerebrais, podem causar sintomas semelhantes aos da Demência, sendo que a maioria destas situações pode ser tratada.

Fonte: http://alzheimerportugal.org/pt/text-0-9-33-20-diagnosticar-a-demencia

http://artecult.com/demencia-e-doenca-de-alzheimer/