tristeza nos idosos

 

Envelhecer é um processo no qual costumam existir momentos emocionalmente complicados. Ganhamos muito quando descobrimos que apoiar aqueles que são mais vulneráveis também é uma forma de fazermos um bem a nós mesmos, de encher a nossa vida de significado e de dar mais sentido ao que somos.

O que podemos fazer para ajudar uma pessoa idosa que não se sente bem emocionalmente?

Apresentamos algumas medidas pontuais:

- Tente colocar os pensamentos negativos à prova, SEMPRE com afeto. Se ela diz que sente que não consegue fazer nada direito, pergunte se poderia fazer algo para que isso mudasse. Se diz que nada lhe interessa, permita que fale livremente sobre as suas razões, sem confrontá-las

- Não deixe que passe o dia inteiro sem fazer nada.  Ajude-a para que encontre pequenas tarefas produtivas com as quais possa se sentir útil.

- Fomente sentimentos positivos. Ajude-a a recordar bons momentos, vitórias, etc. Consulte a sua opinião e faça com que saiba que valoriza sua sabedoria e experiência.

- Ofereça estímulos para que encontre atividades que sejam gratificantes. Qualquer atividade é válida.

- Ajude-a a estruturar uma rotina. A tristeza e a despressão fazem com que a pessoa passe muito tempo na cama ou muitas horas vendo televisão. Podemos sentar-nos com ela e reorganizarmos juntos seus horários. Podemos propor, mas ela sempre terá a última palavra.

 

Fonte:  https://amenteemaravilhosa.com.br/como-ajudar-um-idoso-tri…/