PERGUNTAS FREQUENTES
Existe algum contrato que formalize a prestação dos serviços que a Cuida & Apoia presta aos seus utentes?
Sim. É formalizado um contrato de prestação de serviços entre a Cuida & Apoia e o(a) utente ou representante legal, de forma a salvaguardar os interesse de ambas as partes.
A Cuida & Apoia é uma empresa legalizada pela Segurança Social?
Sim, a Cuida & Apoia tem a licença de funcionamento nº 05/2019, emitida pela Segurança Social. Esta licença é fundamental para garantir que a Cuida & Apoia cumpre com todos os requisitos necessários ao exercício da sua atividade. Por outro lado, recebemos periodicamente visitas técnicas da Segurança Social, como forma de validar o cumprimento de todas as nossas obrigações.
É feita alguma visita de avaliação antes do apoio domiciliário ter início?
Sim. A visita de avaliação é gratuita e tem como objetivo conhecer o(a) utente e o seu contexto real. Essa avaliação permite-nos, por um lado selecionar a equipa de Cuidadores(as) (se for necessário mais do que um elemento) que melhor se adeque ao(à) utente, e por outro lado elaborar um plano de intervenção ajustado. Esta visita é também muito importante para que todas as partes envolvidas se conheçam e possam esclarecer todas as questões e dúvidas que existentes sobre o serviço que irá ser prestado.
Se o(a) Cuidador(a) selecionado(a) para prestar o apoio domiciliário não for do nosso agrado, existe a possibilidade de trocar?
Sim, claro. Em primeira instância privilegiamos o bem-estar e a satisfação do(a) utente e da sua família.

Google Business
Aliquam et tellus nunc.
A despesa com o serviço de apoio domiciliário é dedutível em IRS?
Sim. O serviço de apoio domiciliário é isento de IVA e dedutível em IRS, no campo “Despesa com Lares”.
É possível contratar os vossos serviços apenas para casos pontuais? (férias, fins-de-semana, etc…)?
Sim. É possível contratar os nossos serviços para situações pontuais.
A Cuida & Apoia presta serviços onde?
A Cuida & Apoia presta os seus serviços nos Concelhos de Oeiras, Lisboa, Cascais e Amadora.
Quanto tempo é necessário, desde o momento da aceitação da proposta, até ao início da prestação dos vossos serviços?
Geralmente, desde a aprovação da proposta até ao início da prestação dos serviços poderão decorrer entre três e cinco dias úteis (no máximo).
É necessário deslocar-me ao vosso escritório para solicitar um orçamento?
Não é necessário. Para solicitar um orçamento basta contactar-nos via telefone, e-mail, ou formulário do site. Quanto mais informação nos poder disponibilizar sobre o(a) utente que necessita de apoio, melhor enquadrada será a nossa proposta de serviços.
É possível realizar uma reunião prévia com as (os) cuidadoras(es) selecionadas(os) para prestar o apoio domiciliário?
Sim, é possível. Após a aceitação da proposta, a Cuida & Apoia iniciará a seleção do(a) cuidador(a) (ou da equipa) que melhor se adequa à situação do(a) utente. Depois de selecionarmos dois ou três candidatos(as), o(a) utente e a família poderão, juntamente com a Diretora Técnica, conversar com cada um(a) e decidir quem gostariam que prestasse o apoio.
É sempre o(a) mesma Cuidador(a) que presta o apoio, ou vai alterando ao longo tempo?
Sim. Salvo situações inesperadas, o(a) cuidador(a) selecionado(a) para prestar o apoio será sempre o(a) mesmo(a), de forma a garantir estabilidade, segurança e confiança ao(à) utente. Contudo, o(a) utente pode sempre solicitar a alteração de Cuidador(a) se o(a) atual não for do seu agrado.
Tenho de pagar a primeira mensalidade antecipadamente?
Não. No final do primeiro mês é emitida a fatura correspondente, que deverá ser liquidada até ao dia 8 do mês seguinte.
Se pretender rescindir o contrato de prestação de serviços com a Cuida & Apoia, com quanto tempo de antecedência o devo fazer?
A rescisão do contrato pode ser efetuada com uma antecedência mínima de 15 dias.
Quais são os encargos que terei com a(o) cuidador(a)?
Nenhuns. Os únicos encargos que os nossos clientes têm são com a Cuida & Apoia, e estão especificados no contrato de prestação de serviços.
A Cuida & Apoia encerra para férias?
Não. A Cuida & Apoia funciona 365 dias por ano.
Os vossos serviços são comparticipados?
Não, contudo as despesas com o serviço de apoio domiciliário podem ser comparticipadas por alguns subsistemas de saúde (ex: SAMS, IASFA-ADM, ADSE, entre outros). Estamos sempre disponíveis para auxiliar na formalização dos pedidos de reembolso.